+

Apresentação

Resultado seleção Pós-Doutorado 2022

 

Homologação de inscrição Pós-doutorado

 

Resultado Processo Seletivo extraordinário doutorado

 

Homologação Inscrição Doutorado- PBQ

 

 

Comunicado!

Retificação Edital nº19/2022-PBQ

 

NOVO! Processo Seletivo Extraordinário para o doutorado no PBQ

Edital nº 20/2022-PBQ

 

NOVO! Processo Seletivo para Pós-Doutorado em Bioquímica

 Edital nº19/2022-PBQ-RETIFICADO

 

 

Resultado final do processo seletivo para o doutorado do PBQ-Turma 2/2022


 

Edital de homologação de inscrições no processo seletivo para o doutorado no PBQ-Turma 2/2022


 

Biodegradação e Biorremediação

Este e-book traz informação organizada, fundamentada e útil para alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas de conhecimento bem como para todos os interessados neste tema de grande importância na área ambiental.

Esta obra pretende entre outras ações, incentivar os jovens pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em pesquisas na área da biorremediação servir de material didático em cursos das áreas ambiental, microbiológica e tecnológica, servir de norteador para ações em políticas públicas de controle ambiental.

Este e-book é resultante das atividades realizadas por pós-graduandos que cursaram a disciplina de BIODEGRAÇÃO E BIORREMEDIAÇÃO, ministrada pela professora Dra. Rosane Marina Peralta, e que faz parte do elenco de disciplinas dos Programas de pós-graduação em Bioquímica (PBQ) e de
Biotecnologia Ambiental (PBA).

Organizadora: Rosane Marina Peralta.

Autores: Alunos do PBA e PBQ.

Obra disponível no endereço: https://www.meridapublishers.com/bio/


 

Novo processo seletivo para o doutorado - PBQ - 2022

Inscrição para o doutorado de 14/07/2022 a 15/07/2022

Edital de Seleção aqui!

 

 

 


 

 

1st Research Meeting on Biochemistry

 

 

Adelar Bracht, Professor do Programa de Pós-Graduação em  Bioquímica, é novo Professor emérito da UEM 

 

Conheça melhor o Professor Adelar Bracht

 

 

Dr. Adelar Bracht, docente do PBQ, recebe o Título de Professor Emérito da UEM.

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), reunido em 01 de fevereiro de 2021, concedeu o Título de Professor Emérito ao Professor Doutor Adelar Bracht. O título de Professor Emérito é concedido a docentes cujas contribuições tenham sido proeminentes para a Universidade, para a sociedade e para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão.

Dr. Adelar Bracht ingressou como professor universitário na UEM em 1976. Obteve o Título de Doutor em Bioquímica pela Universidade Ludwig-Maximilians de Munique em 1980, mesmo ano em que fundou na UEM o Laboratório de Metabolismo Hepático. Como líder deste Laboratório, o professor Adelar foi o responsável por montar e coordenar uma equipe de pesquisadores que alavancou a pesquisa científica, na época ainda incipiente (ou quase inexistente), na UEM e no interior do Paraná. Ao longo dos anos, o Laboratório de Metabolismo Hepático se consolidou como um grupo de pesquisa de Excelência na área da Bioquímica, recebendo por 2 vezes financiamento do PRONEX, programa do CNPq que destina recursos a núcleos de excelência no Brasil.

Sua capacidade de liderança e seu espírito visionário foram também decisivos para a criação do Departamento de Bioquímica e para a implantação do primeiro programa de pós-graduação da UEM, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC), em 1988. Liderou também a criação do curso de Bacharelado em Bioquímica, implantado em 2010.

Dr.  Adelar foi o primeiro bolsista produtividade em pesquisa pelo CNPq da UEM, em 1981, e desde 2002 é bolsista 1A. Dentre as premiações, foi vencedor do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia no ano de 2002. Após 38 anos de dedicação à Universidade, aposentou-se em 2014 como Professor Titular, posição que ocupava desde 1992.

Dr. Adelar continua ativamente contribuindo para a Ciência e o Ensino de Bioquímica no Brasil e no Mundo. Sempre disposto a auxiliar as pessoas ao seu redor, Dr. Adelar continua com a capacidade ímpar de entusiasmar aqueles que o cercam. Seu legado inclui, além das centenas de artigos científicos e dos inúmeros livros de sua autoria, a formação de muitos doutores, professores e pesquisadores, agora espalhados por diversas Instituições do país.  Para seus alunos e colegas de trabalho, o professor Adelar é um grande mentor. Ainda em plena atividade, atualmente é orientador e docente do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica (PBQ) e Ciência de Alimentos (PPC) da UEM.


 

 

NOVO! Resolução Nº 002/2020- PBQ: Autoriza realização de atividades de forma remota

 

 

 

 

Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PBQ), Profa. Dra. Rosane Marina Peralta, é vencedora do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas 2019 na categoria “Liderança Acadêmica”.

 

 

Aula Magna - PBQ (25/09/2019)

Palestra Prof. Valder Nogueira Freire

Fotos